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Como criar Objetos para The Sims 2?

Criando Objetos para The Sims 2!


ATENÇÃO:


Este tutorial tem um nível bastante difícil e necessita de bons conhecimentos em Modelagem em 3D e um inglês básico para entender! A criação de objetos para o The Sims 2 não é uma coisa simples, fácil e rápida. Não entraremos muito em detalhes para não deixar o tutorial muito grande então é necessário um bom conhecimento na área! Boa sorte usuário DownloadSims2Br!




1- Para seguir este tutorial você precisará destes programas:





Programa 3D: AutoDesk 3DS Max 8:


Download via RapidShare - 2 partes:


Download Parte 1


Download Parte 2


Um editor de imagem da sua escolha! Ex: PhotoShop, Paint, etc..



UV Mapper classic


Download via 4Shared:


Download Aqui



OS: o Uv Mapper classic serve para tirar a textura ou seja, o template do objeto, então ele é obrigatório no tutorial. Ele não é um EDITOR DE IMAGEM!


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2- Para fazer a criação de objetos mais organizada vamos criar uma pasta com o nome "Tutorial-Criação de objetos".




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3- Dentro desta pasta crie mais 3 pastas: "Maxis", "Mesh" e "GMDC". Trabalharemos com estas 3 pastas durante todo o tutorial.




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4- Abra o SimPe. Clique no Menu "Tools" depois em "Object creation" depois clique em "Object Workshop"




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5- Uma aba será aberta no canto direito do programa. Essa aba se chama "Object Workshop" (verde). Clique nela e depois clique no botão "Start" (vermelho)




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6- Aguarde o SimPe caregar os objetos. Isto pode levar alguns minutos.






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7- Depois de carregado uma lista de objetos aparecerá no canto direito do programa. Agora selecione, na lista, o objeto que deseja clonar para transformar em um novo.







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8- Neste tutorial estaremos criando um cone de enfeite. Se no The Sims 2 tivesse um cone como objeto em qual menu de compras ele estaria? Provavelmente no menu "Decorações", certo? Selecione, na lista do Simpe, o menu "Decorative".




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9- Agora qual objeto de decoração chega mais perto de um cone? Provavelmente os da categoria "Sculptures" (Esculturas).










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10- Agora vamos, na lista, selecionar um objeto que tenha o mesmo "tamanho" e "características" de um cone. Selecionamos o objeto "Maçã de Adão" pois ele tem um tamanho de uma "unidade" no jogo e é um objeto que é colocado no chão. Seria errado pegar um objeto como a fonte porque ela tem um tamanho muito grande. Seria errado também pegar um quadro porque é um objeto que só pode ser colocado na parede.











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11- Depois de selecionado o objeto clique no botão "Next" no topo.










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12- Selecione a opção "Clone" no menu (vermelho). Marque e desmarque as caixas de opções até ficar igual a da imagem abaixo. Depois clique em "Next" (verde).












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13- Agora você pode modificar o nome, o preço e a descrição de seu objeto. Depois de modificar clique em "Finish".













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14- A janela "Scenegraph rename Wizard" abrirá. Digite um título (colocamos "tutorial) e clique em OK.















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15- Agora salve o arquivo naquela pasta "Tutorial-Criação de objetos" que nós criamos no passo nº2. Salve o arquivo com o seguinte nome:
SeuNome_NomeDoArquivo_DataAtual. No nosso caso foi nomeado como Azevedo_tutorial_180707.

















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16- Aguarde o SimPe processar. Do lado esquerdo do programa clique em "Geometric Data Container (GMDC)"














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17- Agora na janela do lado direito clique no único arquivo da lista.






























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18- Lá embaixo do SimPe selecione a aba "Plugin View"







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19- Agora selecione "XYZ" no menu "Order" (vermelho)





















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20- Agora clique no botão "Export".



















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21- Salve o arquivo dentro da pasta "Maxis" (criada no passo nº3).






















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22- Agora lá em cima clique com o botão direito no único item da lista e clique em "Extract"























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23- Salve o arquivo na pasta GMDC. Assim temos uma cópia de segurança do arquivo caso alguma coisa dê errado.
























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24- Se algo der errado daqui pra frente, clique com o botão direito no único item da lista como no passo 22 e depois clique em "Replace" e pegue este arquivo da pasta GMDC e depois clique em "File -> Save". Como nada deu errado vamos adiante!






















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25- Abra seu programa de Modelagem em 3D. Você ira precisar de um programa de modelagem que aceite abrir arquivos do formato OBJ. Existem vários programas como "Maya" e "Blender". Dê uma procurada no Google por eles! Neste tutorial usaremos o 3DS Max.

























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26- Na maioria dos programas de modelagem o comando é o mesmo: Clique em "Import"


























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27- Abra o arquivo OBJ que está dentro da pasta Maxis (criada no passo nº3)



























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28- Agora use todos os seus conhecimentos em modelagem em 3D para transformar o objeto em um cone!






























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29- Lembre-se de fazer o cone na mesma escala e tamanho do modelo original! Não faça o modelo do cone muuuito grande nem muuuito pequeno pra não dar problema no jogo! Veja a imagem abaixo como se pode ter uma idéia do tamanho do cone baseado no tamanho do modelo da maçã. Lembre-se também de manter o modelo do cone no mesmo lugar do modelo da maçã!




























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30- Depois de terminado a modelagem, salve o arquivo no formato OBJ. Normalmente é utilizado o comando "Export" pelos programas de modelagem.






























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31- Salve o arquivo na pasta "Mesh" (criada no passo nº3)





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32- Agora abra o programa UVMapper. Este é o programa para colocarmos uma textura no nosso objeto. Clique em "File" e depois em "Load model"
































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33- Agora abra o arquivo OBJ que foi salvo no passo 31.


































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34- Clique em "Edit" depois em "New UV Map" e depois em "Box"


































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35- Troque o "Map size" para 512 e clique em OK.



































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36- Pronto! Agora temos o mapa da textura! Agora clique em "File" e depois em "Save model".






































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37- Deixe tudo como está e clique em OK





































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38- Salve o arquivo com o nome de "Cone2.obj"






































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39- Agora vá em "File" e depois em "Save Texture Map"






































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40- Troque o "Width" e o "Height" para 256 e clique em OK










































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41- Salve o arquivo de BMP na pasta Mesh








































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42- Agora abra este arquivo BMP com seu editor de imagem e edite a texura! Coloque umas cores e faça a textura!









































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43- Veja a imagem modificada como ficou











































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44- Salve a imagem no formato PNG com o mesmo nome do BMP.












































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45- Volte para o SimPe. Agora clique no botão "Import".













































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46- Abra o arquivo OBJ que nós salvamos no passo 39 ("Cone2.obj")














































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47- Uma janela irá abrir. Do lado direito onde está escrito "Action" selecione "Replace" (vemelho). Um novo menu de eopções aparecerá abaixo. Nele você deve selecionar o nome da única caixinha que está marcada no passo 20.
A única caixinha marcada no passo 20 tem o nome de "sculpturebigapple_chrome" então na lista selecione "sculpturebigapple_chrome" (verde).















































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48- Depois clique em OK.
















































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49- Agora vá em "Tools" depois em "Object Tools" em "Fix integrity"


















































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50- Clique em OK

















































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51- Agora se você clicar no botão "Preview" poderá ter uma pré-visualização do modelo! Veja como ficou! Só falta fazer uma coisa: carregar a textura!





















































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52- Do lado esquerdo clique em "Texture Image"




















































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53- Agora do lado direito encontre qual das duas imagens corresponde a textura. No nosso caso é a primeira imagem porque a segunda corresponde ao alpha do objeto. Clique no botão "Import", selecione e abra o arquivo PNG que foi salvo no passo 45.





















































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55- Sua textura foi carregada! Clique no botão "Commit" e em OK na janela que aparecer.























































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56- Vá em "File" depois em "Save" e feche o SimPe. Copie o arquivo .package que está na pasta "Tutorial-Criação de objetos" e cole-o na pasta "Downloads" que fica em "Meus Documentos\EA Games\The Sims 2"


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57- Entre no jogo e procure pelo seu objeto! Lá está ele! Ainda ficou com uns defeitinhos na textura mas como primeiro objeto está excelente! Depois de um tempo você acaba ganhando experiência nisso!
























































Tutorial by DownloadSims2Br

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